A GIPSITA FOI NOMEADA DO GREGO "GIPSOS"/GESSO, ALUDINDO AO SEU USO PRÁTICO.
CONHECIDA DESDE A ANTIGUIDADE, A GIPSITA É COMPOSTA POR SULFATO DE CÁLCIO HIDRATADO E ASSUME VÁRIAS FORMAS, OCORRENDO COMO CRISTAIS TABULARES, COM LÂMINAS E EM FORMA DE DIAMANTE.
TAMBÉM PODE OCORRER NA FORMA FIBROSA E EM MASSAS GRANULARES COMPACTAS E COMO AGREGADOS EM FORMA DE ROSETA COM GRÃOS DE AREIA INCLUÍDOS.
ELA VARIA DE INCOLOR A BRANCO, CINZA, AMARELADA, AVERMELHADA, ESVERDEADA E MARROM.
A GIPSITA É UM DOS MINERAIS MAIS COMUNS EM AMBIENTES SEDIMENTARES. É UM IMPORTANTE MINERAL FORMADOR DE ROCHAS QUE PRODUZ LEITOS MACIÇOS, GERALMENTE DEVIDO À PRECIPITAÇÃO DE ÁGUAS ALTAMENTE SALINAS.
ESSE "GESSO" TEM VÁRIOS NOMES DE VARIEDADE QUE SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS NO COMÉRCIO DE MINERAIS. A SELENITA É A VARIEDADE INCOLOR E TRANSPARENTE QUE MOSTRA UM BRILHO SEMELHANTE A UMA PÉROLA E FOI DESCRITA COMO TENDO O BRILHO DA LUA.
A VARIEDADE MAIS COMUM DE GIPSITA É O ALABASTRO. É UM MATERIAL MACIÇO DE GRANULAÇÃO FINA SENDO UM CRISTAL ORNAMENTAL.
O ALABASTRO FOI USADO NO ANTIGO EGITO E EM ROMA PARA ESCULPIR TÚMULOS, VASOS E OUTROS OBJETOS.
ATUALMENTE, OS JAPONESES VALORIZAM A PEDRA POR SUA PUREZA E EFEITO DE OLHO DE GATO. NA RÚSSIA, PODE SER ENCONTRADA UMA VARIEDADE DE ALABASTRO DE COR DOURADA OU SALMÃO, QUE GERALMENTE É ESCULPIDA EM PEDAÇOS EM FORMA DE OVO E CHAMADA DE "OVOS DO FARAÓ".
O GESSO É UM ISOLADOR NATURAL, SENTINDO-SE QUENTE A O TOQUE QUANDO COMPARADO A UM CRISTAL DE ROCHA OU QUARTZO. FOLHAS DE CRISTAIS TRANSPARENTES PODEM SER FACILMENTE DESCARTADAS DE UMA AMOSTRA MAIOR.
NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, ERA CONSIDERADO UM FERTILIZANTE QUASE MILAGROSO. OS AGRICULTORES AMERICANOS ESTAVAM TÃO ANSIOSOS POR ADQUIRI-LO QUE UM COMÉRCIO ANIMADO DE CONTRABANDO COM A NOVA ESCÓCIA EVOLUIU, RESULTANDO NA CHAMADA "GUERRA DO GESSO" DE 1812.
IMAGENS ORBITAIS DO MARS RECONNAISSANCE ORBITER (MRO) INDICAM A EXISTÊNCIA DE DUNAS DE GESSO NA REGIÃO POLAR NORTE DE MARTE.
A FORMA TRANSPARENTE DE GESSO (SELENITO) FOI USADA PARA JANELAS ANTES DA CRIAÇÃO DO VIDRO.
A GIPSITA É UMA PEDRA QUE PROTEGE UMA PESSOA OU ESPAÇO DE INFLUÊNCIAS EXTERNAS.
ELA PODE EVOCAR A PROTEÇÃO DO REINO ANGELICAL E TAMBÉM DISSIPA A ENERGIA NEGATIVA.
AS PODEROSAS ENERGIAS DESSA PEDRA AJUDAM A CONECTAR-SE COM OS GUIAS, GUARDIÕES, CONSCIÊNCIA CRÍSTICA E EU SUPERIOR. ELA PODE SER MANTIDA OU COLOCADA A O REDOR DE UMA PESSOA PARA FACILITAR ESSA CONEXÃO.
A GIPSITA ACALMA, TRAZENDO UMA PROFUNDA PAZ E SENSAÇÃO DE TRANQUILIDADE. USE A GIPSITA GRADEANDO A SUA CASA OU NOS CANTOS DE UMA SALA PARA CRIAR UM ESPAÇO SEGURO E TRANQUILO.
A GIPSITA TAMBÉM PODE SER ÚTIL NA ELIMINAÇÃO DOS SENTIMENTOS DE ESTAR PRESO E ATOLADO COM ENERGIA ESTAGNADA E OBSTÁCULOS PERCEBIDOS.
ELA ACABA COM A PROCRASTINAÇÃO A GIPSITA É UMA BASE DE ENERGIA DE SUPORTE PARA O CRESCIMENTO DO CARÁTER E O APRIMORAMENTO PESSOAL.
ELA FORNECE ENERGIAS DE EQUILÍBRIO ÚTEIS.
QUANDO PARECE QUE A VIDA ESTÁ SE MOVENDO MUITO RÁPIDO, A GIPSITA É UMA FERRAMENTA MENTAL E UMA COMPREENSÃO DOS PENSAMENTOS PARA QUE SE POSSA AVANÇAR COM FOCO E CLAREZA.
ESSA PEDRA PROMOVE SUPORTE ENERGÉTICO Á FORÇA E AO CRESCIMENTO ÓSSEO, MELHORANDO TAMBÉM A ELASTICIDADE DA PELE E DOS TECIDOS.
EM LAYOUTS DE CORPO DE CRISTAL OU GRADES DE CURA, A GIPSITA FORNECE ATERRAMENTO. O GESSO DESBLOQUEIA MERIDIANOS E CAMINHOS ENERGÉTICOS.
PARA CURAR GAYA, CRIE UMA RODA MEDICINAL E USE UM PEDAÇO DE GESSO. DIZ-SE QUE ELE REÚNE E SINTETIZA AS ENERGIAS DAS QUATRO DIREÇÕES E SE CONECTA À MÃE TERRA E AO PAI CÉU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante.